Limpeza e Conservação das Gravatas

Conservação

A gravata é um acessório masculino que requer uma série de cuidados, desde o seu armazenamento até sua limpeza. O primeiro cuidado é guardá-las sem nó, para evitar marcas. Atualmente existem inúmeros modelos de suporte para gravatas, seja para organizá-las em seu guarda-roupa ou para transportá-las em uma viagem. O importante é armazenar em local que não amasse nem puxe fio do tecido.

Limpeza

Dica: Antes de começar a lavar sua gravata, passe com a ajuda de uma agulha fina de costurar, uma linha de costura, passando espaçadamente a linha por ao redor de sua gravata para ajudar a afixar a entretela, para que esta não se despegue durante a lavagem. Depois de tomado este cuidado, comece então a lavar sua gravata com os cuidados abaixo. Depois de seguir os passos abaixo e deixar secar sua gravata, retire esta linha colocada apenas para o processo de lavagem.

Materiais:  
01 recipiente com água suficiente para cobrir a gravata
01 colher de sopa de sabão líquido para roupas delicadas

Passo a Passo: 
1º Deixe a gravata de molho por 15 minutos em água. Retire o excesso de água apertando levemente com as mãos;
 Encha o recipiente com água e dissolva o sabão líquido para roupas delicadas. Deixe a gravata de molho por mais 15 minutos;
3º Passe as mãos na gravata, sem esfregar;
4º Faça o enxágue;
5º Não torça;
6º Abra uma toalha de banho limpa, coloque a gravata estendida, feche e retire o excesso de água;
7º Deixe secar no varal e não utilize pregador;
8º No momento de passar, regule a temperatura do ferro conforme o tecido. Coloque um pano branco, limpo e seco em cima da gravata. Estique e passe o ferro em um único sentido.